O fluxo de caixa é uma poderosa ferramenta de gestão financeira que todo empreendedor deve ter em seu negócio, seja ele autônomo ou líder de uma grande empresa. Não ter controle do dinheiro que entra e sai pode causar problemas e colocar qualquer negócio em perigo. As dicas de fluxo de caixa que nós vamos apresentar hoje vão ajudar você a controlar melhor suas finanças e, assim, manter seu empreendimento saudável financeiramente.
O conceito de fluxo de caixa é bastante simples. Como o nome indica, o processo consiste em registrar todos os movimentos de entrada e saída de dinheiro para que seja possível controlar o fluxo e manter todas as contas em dia. Devem ser registradas todas as movimentações financeiras: contas a pagar, contas a receber, receitas, rendimentos, despesas, reembolsos, empréstimos, entre outras.
Um negócio saudável tem um fluxo de caixa consistente, estruturado e bem gerenciado. Deixar essa ferramenta de lado pode resultar em falta de dinheiro, contas em atraso e saldo negativo. A médio e longo prazo, esses problemas podem até causar o fechamento da empresa.
A seguir, confira nossas dicas de fluxo de caixa e comece a colocá-las em prática hoje mesmo.
As 7 melhores dicas de fluxo de caixa para sua empresa
1. Determine o período a ser controlado
A primeira dica para você montar um fluxo de caixa eficiente é determinar o período que quer controlar. Geralmente, a maioria das empresas opta por fazer um controle mensal. Não é recomendado controlar períodos muito longos (superiores a 3 meses) pois assim corre-se o risco de acabar se perdendo nas contas.
2. Mantenha clareza na hora de registrar as informações
Seja claro na descrição das movimentações para que você possa identificá-las com facilidade sempre que precisar. Se você utilizar abreviações ou nomes genéricos como “Projeto 1” e “Projeto 2” ou “Conta 1” e “Conta 2”, será fácil identificar no momento em que estiver registrando, mas será difícil depois de alguns meses. Anote os valores com a mesma clareza. As entradas de dinheiro podem estar na cor verde e as saídas na cor vermelha, por exemplo.
3. Verifique e atualize o fluxo de caixa todos os dias
Uma das maiores desculpas para não verificar e atualizar constantemente o fluxo de caixa é a falta de tempo. Embora seja compreensível, é também bastante perigoso. Se você estiver comprometido com a saúde financeira do seu negócio, deve registrar todas as movimentações de entrada e saída no momento em que elas acontecerem.
4. Faça previsões registrando movimentações recorrentes
Se você tem entradas ou saídas recorrentes, anote-as em controles de períodos futuros para que você possa fazer previsões de pagamentos e recebimentos e, assim, tomar ainda mais as rédeas de suas finanças. Aluguel, plano de Internet e salários de funcionários são saídas recorrentes que podem ser registradas. Serviços que foram pagos de forma parcelada são entradas recorrentes que também podem aparecer de modo antecipado em seu fluxo de caixa para otimizar a gestão.
5. Categorize suas entradas e saídas
Seu fluxo de caixa pode ficar ainda melhor estruturado se você criar categorias para todas as movimentações. No entanto, é preciso ter cuidado. Poucas categorias podem deixar seu controle superficial e muitas categorias podem torná-lo complicado. Encontre o equilíbrio e crie quantas categorias forem necessárias para facilitar seu trabalho, e não dificultar.
6. Faça a análise gráfica do seu fluxo de caixa
Análises gráficas são simples e permitem uma visualização mais clara do que vem acontecendo com suas finanças. Algumas opções interessantes são: gráfico geral do mês contendo receitas e despesas, gráfico somente das receitas, gráfico somente das despesas, gráfico de contas a pagar e contas e receber, gráfico de lucratividade, gráfico de necessidade de caixa e gráfico de montante acumulado.
7. Utilize um software profissional de gestão de fluxo de caixa
Se você estiver utilizando uma planilha do Excel para controlar seu fluxo de entrada e saída de dinheiro, pode aproveitar as fórmulas para fazer cálculos automáticos e, assim, ter muito menos chances de cometer erros. No entanto, seja qual for o tamanho ou o segmento do seu negócio, uma das melhores dicas de fluxo de caixa consiste em utilizar um software de gestão de fluxo de caixa como o da PWA Solutions. Depois de registrar os dados no sistema, você poderá conferir relatórios e gráficos completos e, assim, controlar suas finanças de forma muito mais rápida e segura. Conheça hoje mesmo nossa solução!