Você lojista, sabe muito bem da importância de ter um bom time de vendas e das dificuldades de encontrar no mercado profissionais qualificados no mercado.
Confira neste post algumas dicas para realizar um bom treinamento para sua equipe.
Entenda o que o cliente precisa.
Nada é mais desagradável em uma loja e ou os vendedores não darem a mínima para você ou mesmo ficarem te perseguindo oferecendo de forma inconveniente milhares de coisas. Antes de mais nada, treine a sua equipe para entenderem as necessidades do cliente para, então, oferecer produtos que sejam adequados aquilo que ele procura. Muitas vezes o cliente entra na loja sem saber exatamente que quer. Por isso é importante contar com equipe treinada para ajudá-lo a identificar o que ele precisa e assim propor sugestões adequadas.
Ser colocar à disposição é fundamental
Estar disponível é fundamental, mas existem formas muito mais efetivas de realizar essa tarefa ao invés da clássica pergunta: “Posso ajudar?” Para não fazer o mesmo em seu estabelecimento, treine seus profissionais para, antes de tudo, fazer contato visual com o cliente, mostrando que estão disponíveis caso ele precise de alguma ajuda. Esta é uma forma educada e muito mais conveniente de se colocar à disposição para o consumidor.
Treine profissionais observadores
Treine seu time de vendas de vendas para aproximar-se do cliente usando como assunto algo que o consumidor tenha observado na loja. Se a pessoa está na seção de camisas, por exemplo, o vendedor pode mostrar outros modelos semelhantes as que ele pego, por exemplo. Caso seja uma adega e seu cliente esteja observando vinhos, o profissional pode falar sobre um harmonizações de pratos perfeitos para aquele tipo de bebida. O importante é mostrar que observou o que o cliente está olhando e está se preocupando em ajudá-lo a fazer a melhor escolha.
Reúna-se com sua equipe.
Manter a motivação da equipe de vendas é sem dúvidas um dos principais desafios para muitos lojistas. Por isso é importante realizar reuniões frequentes com os vendedores escutar sugestões, reorganizar a equipe e até mesmo consertar o que não está dando certo. O seu feedback é fundamental para os vendedores desempenharem bem a sua função e agir de acordo com o esperado para atingir os melhores resultados.
Não se esqueça do pós-venda
Lembre seus vendedores de manterem contato com os consumidores mesmo após a venda. Incentive-os a enviar SMS e a ligar para os clientes assíduos quando chegar alguma novidade dentro do perfil do comprador na loja. Manter os clientes fidelizados da loja pode ser muito mais negócio do que atrair novos!
Treinar bons vendedores é um passo significante para que sua loja alcance sempre bons resultados. Invista nesta prática e tenha vendedores campeões!
E você, utiliza algumas dessas estratégias para motivar a sua equipe? Compartilhe conosco suas experiências.